40 anos dos Dzi Croquettes

Em sua página no Facebook, um dos integrantes do famoso grupo Dzi Croquettes, Ciro Barcelos conclama os artistas a participarem das manifestações que estão tomando as ruas das principais cidades do Brasil. Ele quer ressuscitar que o espírito revolucionário que moveu as apresentações dos artistas quatro décadas atrás.

Depois do lançamento do documentário em 2009, agora é a vez de uma exposição, do livro e de uma peça de teatro que está sendo chamado do Movimento Retaguarda.

Quem passar pelo centro do Rio de Janeiro,  no coração da Rio Branco, entre um grito de guerra e outro, pode tomar um fôlego no Teatro Glauce Rocha e conhecer melhor a força e a originalidade dos Dzi Croquettes.

A exposição mostra 60 fotos de peças e bastidores, muitas delas inéditas, além de figurinos originais e cartazes. Um cenário foi reconstituído e as paredes decorados com pintura do grupo. Ainda há projeções de imagens feitas em Super-8, inclusive uma de Lennie Dale dançando.

Já o livro “Dzi Croquettes – Te contei?” traz 72 páginas fotos e depoimentos de onze integrantes como Barcelos, Bayard Tonelli, Claudio Tovar, Paulette e Lennie Dale falando sobre o começo, os espetáculos e o fim do grupo. Cada capítulo tem uma foto de abertura feita em 1973 por Antônio Guerreiro.

Por fim, a semana que vem, dia 29, estreia o espetáculo “Dzi Croquettes em Bandália”, que foi montado o ano passado com jovens atores,e que traz de novo o conceito subversivo dos Dzi Croquettes.

tags , , , ,