A próxima chamada para inscrições no Movimento acontecerá em 2014

O Movimento HotSpot é uma plataforma que revela novos talentos por meio de um processo de busca, exposição e premiação e acontece a cada dois anos.
Em 31 de julho de 2013, o Movimento HotSpot reconheceu o talento de 14 brasileiros entregando prêmios em 11 categorias. Fique ligado e acompanhe nossas atualizações nas redes sociais.

A mobilização da rede é o que garante o Movimento. Compartilhe. Inove. Realize.

Fique por dentro do Regulamento. Clique aqui para visualizá-lo.

Como funciona Mostrar

Por meio deste portal você cria um perfil e compartilha sua visão enviando imagens e documentos que possam representar sua capacidade criativa para participar do prêmio Movimento HotSpot em uma das seguintes categorias: Arquitetura, Beleza, Cenografia, Design, Design Gráfico, Filme& Vídeo, Ilustração, Moda, Música e Ideia. Por que Ideia? Supondo que sua criatividade não está, ainda, em obras tangíveis. Você tem uma ótima ideia? Então você também pode ser candidato ao prêmio.

Passo a Passo

Clicando no botão “inscreva-se” nesta página você gratuitamente cria seu perfil no portal, escolhe a categoria em que deseja concorrer e preenche uma inscrição descrevendo sua linha criativa e inserindo até cinco imagens e um vídeo de um minuto mostrando trabalhos de sua autoria. Todos os trabalhos inscritos, selecionados ou não, permanecem visíveis no portal para interação, troca e comentários.



A viralização dos trabalhos também chamará atenção dos curadores que farão a avaliação dos inscritos. Porém, o que for inscrito na categoria Ideia será guardado a sete chaves, sendo avaliado apenas pelos curadores. Somente as ideias selecionadas para os festivais regionais serão reveladas. Afinal, você não vai querer ver sua ideia sendo copiada por aí...

Uma ideia, muitas possibilidades

Os trabalhos da categoria Ideia deverão se relacionar a uma das seguintes áreas: Empreendedorismo, Tecnologia, Sustentabilidade, Biomimetismo, Engenharia de Produção, Varejo, Branding e Comunicação.

Uma maratona criativa

As cinco etapas acontecerão da seguinte forma:
Etapa #1 – inscrições deverão ser feitas exclusivamente através deste portal
Etapa #2 – scouting/busca: o MHS viaja para 16 cidades, para fomentar a troca entre criativos, encontrando inscritos e potenciais candidatos em eventos interativos.
Etapa #3 – festivais regionais: participam aqui os candidatos selecionados pelos curadores do Movimento HotSpot. Esses festivais acontecerão em 10 cidades brasileiras, onde uma nova banca de



curadores definirá quem vai para a semifinal do prêmio. Etapa #4 – imersão: nessa fase os concorrentes selecionados durante os festivais regionais seguem para: um confinamento criativo. Nessa fase, novos desafios são propostos e é nesse momento que os curadores definem os vencedores do MHS. A etapa acontecerá em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Etapa #5 – Aqui acaba o suspense! Um grande festival será realizado em São Paulo para revelar os novos criativos brasileiros vencedores do Movimento HotSpot.

Projetos, prêmios e uma ideia no mercado

O Movimento HotSpot premiará com R$ 10 mil um vencedor em cada uma das 10 categorias e três vencedores dentro da categoria Ideia.
Entre as propostas vencedoras, aquela que for considerada a melhor ideia, recebe, ainda, um subsídio de até 200 mil reais, gerenciado pela organização, para ser investido exclusivamente na sua implementação. Já o vencedor da categoria Moda receberá 150 mil reais gerenciados pelo MHS para apresentar sua coleção no Fashion Rio ou no São Paulo Fashion Week.

>todas as categorias Mostrar

Moda

Queremos encontrar um novo designer de moda, profissional ou amador, que se dedique à concepção de roupas e/ou acessórios. Será premiado aquele que provar originalidade nas criações, demonstrar imaginação, criatividade, sensibilidade, capacidade de harmonizar conceitos, conhecimento e técnica para conceber uma coleção.

Beleza

Procuramos um novo maquiador e cabeleireiro capaz de criar uma imagem original a partir de princípios da linguagem visual – harmonia e estética – utilizando recursos de cabelo e maquiagem. Atenção! Essa categoria não avalia a maquiagem artística usada na concepção de personagens nas artes e espetáculos como a criação de monstros, animais, figuras fantásticas, etc.

Design

Queremos revelar um novo designer capaz de desenvolver um produto que una talento artístico e conhecimento técnico para criar ou melhorar sua funcionalidade e/ou aparência. Será vencedor aquele que se destacar pela inovação da forma e da estética na criação de pequenos ou grandes objetos, gerando valor agregado e propondo alternativas de produção, uso de diferentes matérias-primas, redução do impacto nos custos de produção e/ou utilização de recursos naturais. Profissionais e amadores poderão participar, exceto designers que já contam com alguma peça autoral produzida em escala industrial.

Fotografia

Revelaremos ao mercado um novo fotógrafo que se destacar pela capacidade de inovar em termos de linguagem e registro estético, seja por meio de equipamento, técnica, olhar ou resultado. Profissionais e amadores poderão submeter suas produções para avaliação, porém não vamos considerar fotógrafos que assinem campanhas publicitárias de alcance nacional já veiculadas.

Ilustração

Procuramos um novo ilustrador que se destacar pela capacidade de inovação da comunicação imagética, com a produção de trabalhos artísticos, publicitários, editoriais ou promocionais, por meio da técnica manual ou digital.

Design Gráfico

Estamos em busca de um designer gráfico original, inventivo e sofisticado. O vencedor será aquele que se destacar pela direção de arte demonstrando capacidade técnica, repertório artístico, estético e conceitual para transmitir visualmente um conceito. O MHS considera direção de arte a capacidade de coordenar os elementos visuais que compõem uma imagem ou cena para que o conjunto da obra seja harmonioso.

Arquitetura

Apresentaremos um novo arquiteto ao mercado. Se você é formado ou está cursando o último semestre da graduação em Arquitetura e tem projetos inovadores, participe nesta categoria. Premiaremos aquele que se destacar pela capacidade de concepção, ordenação e organização de um espaço de acordo com sua finalidade e intenção, incorporando variáveis sociais, sustentáveis, culturais e artísticas em projetos de sua autoria. Será valorizada a harmonia entre o uso de recursos estéticos e técnicos.

Música

Procuramos um músico ou banda que se proponha a inovar a música. Podem participar aqui músicos de diferentes estilos, independente de ritmo, interpretação ou execução. Não se enquadram nesta categoria aqueles que já têm ou tiveram contratos com gravadoras.

Cenografia

Revelaremos o trabalho de um novo cenógrafo. Nossa avaliação vai levar em conta os fundamentos perceptivos, projetuais e tecnológicos, bem como a direção de arte na concepção, construção e montagem cênica de espetáculos e/ou eventos de diversas naturezas, a partir de princípios criativos estéticos, espaciais e materiais. Será premiado aquele que se destacar pela relevância, integridade, originalidade e criatividade de ideias.

Filme e vídeo

Aqui terá espaço um novo cineasta ou videomaker. Premiaremos aquele que se destacar pelo conteúdo, direção, linguagem criativa e estética em filmes e/ou vídeos, independente de formato, técnica ou estilo narrativo.

Ideia

Você tem uma boa ideia? Estamos à procura de propostas inovadoras que estejam relacionadas a uma ou mais das seguintes áreas: Empreendedorismo; Tecnologia; Sustentabilidade; Biomimetismo; Engenharia de Produção; Varejo; Branding e/ou Comunicação. Se você tem um projeto, indique as áreas relacionadas, faça um descritivo e complete com documentos como: projeto técnico, memorial descritivo e três imagens ou vídeos de demonstração da ideia.

>glossário Mostrar

Arquitetura

Capacidade de concepção, ordenação e organização de um espaço de acordo com sua finalidade e intenção, incorporando variáveis sociais, culturais, artísticas e sustentáveis, valendo-se de recursos estéticos, bem como técnicos em projetos.

Beleza

Manifestação característica do belo. No Movimento HotSpot, é a utilização criativa e inovadora dos recursos estéticos das técnicas de maquiagem e cabelo.

Biomimetismo

Área da ciência que estuda as estruturas biológicas para imitar os seres vivos, a fim de encontrar soluções para problemas no campo da engenharia, ciência de materiais e medicina, produzindo sistemas e mecanismos tecnológicos similares aos biológicos.

Branding

Construção e gestão de marca por meio de nome, símbolo, logo, slogan e identidade visual. Coleção de imagens e ideias que representam uma marca.

Cenografia

Arte, técnica e ciência de projetar e executar a instalação de cenários para espetáculos teatrais ou cinematográficos.

Curador

No campo das artes, curador é aquele que se encarrega de organizar ou manter obras de arte em museus e galerias. No Movimento HotSpot, são profissionais especialistas que terão o papel de cuidar das categorias, escolhendo os melhores candidatos a partir do julgamento de seus trabalhos.

Comunicação

Atividade que reúne publicidade, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e jornalismo.

Direito Autoral

Segundo o dicionário Houaiss, é "o [direito] que se origina nas atividades criativas do intelecto e que faculta ao autor de obra artística, literária ou tecnológica usar, fruir e dispor do produto intelectual resultante de sua criação; o seu titular é o autor e não a obra."

Design

Desenvolvimento de produtos que unam talento artístico e conhecimento técnico para criar ou melhorar sua funcionalidade e/ou aparência.

Design Gráfico

Produção de um conceito ou uma ideia por meio de técnicas formais de direção de arte, entendendo-se por direção de arte a capacidade de coordenar os elementos visuais que compõem uma imagem ou cena para que o conjunto da obra seja harmonioso.

Empreendedorismo

Disposição ou capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços, negócios de forma inovadora, principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos (mercadorias ou serviços).

Engenharia de Produção

Ciência que se ocupa dos processos da produção, desde o projeto, a viabilização, o planejamento, a produção e a distribuição. Filme/Vídeo – Produções que articulam elementos artísticos como conteúdo, direção, linguagem criativa e estética em filmes e/ou vídeos, nos diversos formatos, técnicas ou estilos narrativos.

Festival Multicultural

Programa de eventos ou espetáculos culturais renovado periodicamente em apresentações que podem ou não ter caráter competitivo.

Fotografia

Arte ou processo de reproduzir imagens ou registros estéticos utilizando equipamentos e técnicas do olhar, resultando em linguagens visuais apresentadas em diversas plataformas finais.

Ilustração

Produção de desenhos, gravuras, e imagens que acompanham trabalhos artísticos, publicitários, editoriais e/ou promocionais, por meio de técnicas manuais e/ou digitais.

Imersão

Ato de imergir-se, de entrar, de mergulhar na água ou em outro líquido. Em sentido figurativo, o Movimento HotSpot propõe um mergulho profundo na criatividade e inovação.

Investimento

Ato ou resultado de investir, de aplicar capital ou recursos. Em um sentido figurado, a aplicação de recursos, tempo, esforço a fim de se obter algo ou atingir algum objetivo.

Júri

No Direito, é o conjunto de cidadãos previamente escolhidos que podem julgar questões que são submetidas à sua apreciação. É também a comissão encarregada de julgar o mérito de alguém ou de alguma coisa. O Júri do HotSpot é formado por curadores e especialistas convidados nas etapas regionais e nacionais do Movimento e que irão apreciar o mérito e pertinência das ideias de acordo com os critérios definidos (link para os critérios no FAQ).

MHS

Na Física, Movimento Harmônico Simples. Aqui, Movimento HotSpot.

Música

Combinação harmoniosa e expressiva de sons; conjunto de sons vocais, instrumentais ou mecânicos com ritmo, harmonia e melodia.

Moda

Uso de novos tecidos, cores, matérias-primas, etc. sugeridos para a indumentária humana por costureiros, figurinistas e designers; concepção de roupas e/ou acessórios.

Plataforma multimeios

Base que congrega as mais variadas vertentes artísticas e conceitos de produção tendo como suporte os diversos meios de produção, desde a fotografia e vídeo, passando pela ilustração e moda até à arquitetura, entre outros.

Propriedade intelectual

Segundo o dicionário Houaiss, "é o conjunto de normas que têm por finalidade a proteção dos direitos sobre as criações intelectuais, e que abrange a propriedade industrial, o direito autoral e os direitos conexos". É a titularidade, e direito a ela, sobre toda criação intelectual.

Scouting

Substantivo da língua inglesa derivado do verbo “To Scout”, é o ato de colher informações. O verbo “To Scout”, em português, significa buscar, examinar, inspecionar, recrutar. No Movimento HotSpot, refere-se à Etapa #2, da realização de entrevistas para obter mais informações sobre os candidatos e seus trabalhos, servindo então para a seleção da continuidade da Etapa #3.

Subsídio

Auxílio ou benefício que se dá a uma organização ou a setores produtivos. Refere-se ainda a uma quantia em benefício ou auxílio a alguém. No Movimento HotSpot, as premiações dos vencedores atuarão como subsídios para a execução de uma ideia inovadora ao mercado, bem como, para a apresentação de uma coleção de design de moda no Calendário Oficial da Moda Brasileira.

Sustentabilidade

Abastecimento do conjunto das substâncias necessárias à condição da vida. Envolve também os aspectos culturais tangíveis e intangíveis de uma comunidade, que precisam ser preservados para as gerações futuras.

Tecnologia

Encontro entre ciência e engenharia para o desenvolvimento de técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios da atividade humana.

Upload

Envio de arquivo de um computador para outro ou para a rede. No caso, o candidato enviará os arquivos solicitados de seu computador para o nosso banco de dados, por meio de campo especificado no site.

Varejo

Tipo de comércio no qual a venda do produto é feita diretamente ao consumidor final.