Desejável Mundo Novo, a vida em 2042

Olhando o futuro do passado, fica claro que muito do que existe hoje foi antes sonhado. Desde o fim do século XIX, encontramos imagens de videoconferência; notebooks; tecnologia wireless; demasiados carros; cidades em escala inumana; drive through; fast food, cirurgia remota; aquecimento solar. Foram imagens que orientaram escolhas de modos de viver, prioridades de políticas e investimento, inovação tecnológica. O recado fica claro: a maneira como enxergamos o futuro influencia sua criação. As escolhas de hoje desenham o mundo de amanhã. Mudando as escolhas, podemos mudá-lo. E como escolher? Será que temos visões de futuro desejáveis para orientar nossas escolhas e inspirar inovação? Peter Drucker diz: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”.

Desde 2008, o movimento Crie Futuros estimula a criação de futuros que possam ir além de cenários ou projeções de futuro (pois estes baseiam-se nos paradigmas vigentes no presente ) e sim nos libertem do conhecido e plausível, mergulhando no campo do desejável. Por que não criar outra economia em que “valor” seja mais do que o financeiro? Por que não criar um modelo de governo regido pelo mérito e pela participação direta da população? Ter cidades feitas para o desfrute do tempo e não para a ocupação do espaço? Ou ter o “cuidar” norteando todo tipo de atividade no século XXI? Por que não ter uma educação que nos ensine a escolher bem e a compreender as consequências de cada escolha?Por que não deixar para trás todas as dificuldades cotidianas que o medo e a desconfiança acarretam? Por que não construir relações, empreendimentos e territórios baseados em confiança? Por que não adotar a colaboração como modus operandi? Mundo sustentável, diverso e criativo. Por que não?

O que norteia nosso trabalho é a busca de sustentabilidade num sentido mais amplo. Existem mudanças que acontecem por ajustes, como uma fruta que amadurece, e outras que acontecem por mudança de estado, como a lagarta que se transforma em borboleta. Este é o tipo de transformação que necessitamos. Mas como?  Se a Terra é uma só e seus recursos são finitos, escassos e se consomem com o uso?

Soluções possíveis surgem quando lidamos com quatro eixos onde há abundância, cujos recursos são infinitos e se multiplicam com o uso: (1) A Economia Criativa e seus recursos intangíveis: cultura, conhecimento, criatividade, experiência (2) As tecnologias de informação e comunicação: bits são infinitos, assim como os universos virtuais que eles criam (3) Uma vez em rede, a sociedade pode se organizar em infinitas formas de colaboração e interação. E finalmente a chave para que tudo isso seja possível: ampliar a noção de “riqueza” para uma visão multidimensional, com patrimônios e resultados não apenas na dimensão financeira, mas também nas dimensões ambiental, social e cultural.

A partir destes eixos construímos uma ficção, Desejável Mundo Novo, na qual é possível “sentir” o que seriam estilos de vida sustentáveis, diversos e criativos, em capítulos organizados em temas da vida cotidiana que “re-inventam” a economia, a política, as cidades,o cuidar, a educação, as relações. A hipótese que defendemos em Crie Futuros é que nossos sonhos fertilizam o futuro – por isso nos dedicamos a criar e semear futuros positivos, que possam inspirar o desejo de concretizá-los. Fred Polack, um dos pioneiros de estudos de futuro, em seu livro “Imagens do Futuro”, de 1961, faz um estudo da história das civilizações relacionando com suas visões de futuro. Conclui que visões positivas de futuro estão presentes no florescimento das culturas e as visões negativas são um fator determinante em sua decadência e também que a força de uma cultura pode ser medida pela intensidade de suas imagens de futuro. Hoje, infelizmente os futuros difundidos pela grande mídia, games e ficção científica são tenebrosos. Por isso fizemos este livro inspiracional, que mostra o futuro que está nos desejos de pessoas de diversas idades, origens e formações. Nosso futuro desejável é que ele possa motivar mais e mais gente a criar seu futuro, inspirar lideranças na tomada de decisão e apontar oportunidades. E,sobretudo,suscite a pergunta: “Por que não?”.

 

Agenda Rio + 20

Hoje – 20 de junho

Lançamento do livro

Desejável Mundo Novo: Vida Sustentável, Diversa e Criativa em 2042.

Inspirando estilos de vida sustentáveis e criativos

Autor: Lala Deheinzelin e Movimento Crie Futuros

Oi Futuro  Famengo

Horário:19h30.

Amanhã – 21 de junho

Oficina

Economia Criativa, Modelos Colaborativos e Sustentabilidade

Oi Futuro Ipanema.

Horário: 11 horas

tags , , , ,