Escultor Saint Clair Cemin expõe nas ruas e em galeria de Nova York

Uma das obras do escultor brasileiro radicado nos Estados Unidos. Crédito: Divulgação

Um dia antes do nosso Sete de Setembro, o artista brasileiro Saint Clair Cemim dará seu grito de independência deixando de expôr apenas em galerias e ganhando a  Broadway Avenue, uma das principais vias de Nova York.

Serão seis grandes obras que ocuparão os canteiros entre elas a “Vortex” (2012), espécie de torre em aço espelhado com 12 metros de altura por três metros de largura que parece mover-se em direção às nuvens que, ao mesmo tempo, estão refletidas em sua superfície.

Do lado de dentro, será a vez da mostra “Six”, na galeria Paul Kasmin, onde estarão expostas esculturas grandes, como “Greece” (2012), peça em bronze que, segundo o texto da exposição, parte de formas geométricas para criar “uma criatura de quatro braços e quatro pernas” que acaba por “ilustrar a expansão do tempo”.

Em suas esculturas Saint Clair Cemin mistura diversos materiais como bronze, ferro, madeira, mármore e resinas sintéticas. Para encontrar o lugar certo para produzir,  já se morou em Paris, Pequim e recentemente, se mudou para o Brooklyn, mantendo o ateliê na China, onde fez suas peças mais recentes.

Aqui, no Brasil, fez uma exposição na galeria Luciana Brito, em São Paulo no ano passado, e, em 2009, ganhou retrospectiva no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. As obras de Cemim também estão presentes em museus como o Whitney Museum, em Nova York, o Museu de Arte Contemporânea (MoCA), em Los Angeles, o Itaú, em São Paulo e  o Instituto de Arte Contemporânea de  Inhotim,  em Minas Gerais.

O projeto de mostrar esculturas públicas em Nova York é  do galerista Paul Kasmin e da The Broadway Mall Association, organização sem fins lucrativos que trabalha em parceria com o comércio daquela região e do New York City Department of Parks and Recreation.Antes do brasileiro, a galeria Paul Kasmin levou às ruas de Nova York trabalhos do americano Will Ryman e da dupla de artistas franceses Les Lalanne.

tags , ,