Oficina de Criatividade

O dia estava nublado. Até choveu em Brasília. Mesmo assim a Companhia Andaime de Teatro montou suas cadeiras de praia e piscinas de plástico na Torre da TV e fez o seu “Dia de Sol”. Assim começou o segundo dia do Festival Movimento HotSpot, na Capital Federal.

Oito atores vestidos com figurino dos anos 50 atraíram a atenção de todos  que passavam no local e foram flagradas até pelo GloboCop que deu um flash ao vivo edição vespertina do DF TV, na Rede Globo. O ator e orientador do projeto, Márcio Menezes, diz que o objetivo da intervenção é de oferecer “gentilezas poéticas à cidade e a seus moradores.”

A partir das 16 horas, começou a Oficina de Criatividade com VJ Suave, Speto e Graziela Perez tendo o processo criativo como tema central.

A diretora de arte da revista ffw_MAG! iniciou sua apresentação mostrando o documentário de Agnés Varda  que provocou uma reflexão entre os criativos. “Queria mostrar que uma idéia pode ser explorada em muitas formas diferentes” disse Graziela que é curadora da categoria Ilustração.

Speto também curador da mesma categoria contou um pouco sobre sua trajetória e aproveitou para dar conselhos para os jovens de que como as diversas vertentes do design podem virar uma carreira.”Após o surgimento da internet muito mais gente começou a se expressar e se considerar artista” afirmou. “Por isso, temos de descobrir, explorar e lapidar nosso talento”

Por fim, o VJ Suave relatou o início do Suaveciclo que está fazendo um grande sucesso em Brasília esta semana. Ygor Marotta contou que começou produzindo os pequenos vídeos e que depois montou a bicicleta com todo o seu aparato tecnológico e fechou a parceria com Cecília Soloaga.

Já na palestra “Arte Urbana em uma cidade tombada”, o agitador cultural Renato Acha, do site AchaBrasilia contou como é importante preservar a cidade com a suas construções históricas e ao mesmo tempo ocupá-la com intervenção artística. Aliás, é este cuidado que terão hoje os artistas que fazem a colegam  dos cartazes de “Mais amor, por favor”, pelas ruas do Distrito Federal.

A noite terminou com o show do “Monocromatas”, banda de Cuiabá, classificada na categoria Música. Veja vídeo do show:

Confira a programação do último dia que conta com um bate papo com o empreendedor Rony Rodrigues, criador da agência Box 1824, especializada no comportamento da geração entre 18 e 24 anos e o esperado show de Dado Villa-Lobos. O músico e produtor, ex-integrante do Legião Urbana, realiza a primeira apresentação da turnê “O Passo do Colapso”, com repertório do seu segundo trabalho solo, lançado no final de 2012. “Será uma grande estreia, coincidentemente e pela força dos deuses em Brasília, uma grande surpresa nessa história, um bom sinal. Vamos aquecer as turbinas com O Passo do Colapso e algumas surpresas mais”, conta Dado.

Dia de Sol protoganizado pela Cia Andaime de Teatro – Crédito para Luis Felipe Marques/Fora do Eixo

 

Público interage com VJ Suave – Crédito: Tómas Faquini

 

A curadora Graziela Peres participa da Oficina de Criatividade. Crédito: Tómas Faquini

 

Renato Acha fala sobre as intervenções culturais na cidade – Crédito: Tómas Faquini

 

06/04, sábado

14h30 – Colagem coletiva com VJ suave e coletivos locais.

15h às 22h – Exposição MHS.

15h – Oficina Fotografia com: Coletivo Casa da Luz Vermelha.

16h30 – Oficina de Criatividade – Bandeiras MHS.

17h30 Bate-papo com Rony Rodrigues Box 1824

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

23h – Dado Villa Lobos – primeira apresentação da turnê “O Passo do Colapso”

Local: La Ursa. A casa abre às 20hs *entrada franca, maiores de 18 anos

Todas as atrações do Festival Movimento HotSpot são sujeitas à capacidade de lugares nos locais onde acontecem as atividades.  A apresentação de encerramento com Dado Villa-Lobos, dia 06, na casa La Ursa é proibida a menores desacompanhados. Se for beber, vá de taxi.

 

tags , , , , , ,