Segunda-feira longa!

Marco Normando está focado em suas atividades. Crédito: Homero Nogueira

Marco Normando não dormiu bem à noite. Estava ansioso para voltar ao Campus da Universidade Anhembi Morumbi para começar a trabalhar. O candidato de moda, de Belém do Pará,  é responsável por criar junto com Kauê Bueno e Bruno da Silva, os figurinos do grupo liderado por Alexandre Herchcovitch e querem fazer bonito. Não só pela responsabilidade de estarem sendo orientados por um dos maiores talentos da moda brasileiro como também atender os anseios do que os colegas criaram.

Na primeira van que chegou ao local do Tanque de Ideias, estava Gustavo Correia Utrabo. O arquiteto de Curitiba abriu seu computador e passou a desenhar os protótipos dos produtos inventados pelo time de Rogério Hideki. Com as suas habilidades técnicas, dava orientações, medidas e dicas para os seus pares. O que ainda lhe incomodava era o processo de decisão. “No meu dia a dia, estou acostumado com uma certa hierarquia. Aqui é mais anárquico.”

Gustavo Correia Utrabo concentrado no seu computador. Crédito: Homero Nogueira

“Ele sabe tudo”, brinca os integrantes da equipe do Speto. Renato de Melo Medeiros é candidato da categoria Ilustração, do Rio Grande do Norte. O seu currículo é mais amplo: desenha, faz estamparia, comunicação visual, grafita. “Com qualquer material, eu vou criando. Até com pó de café, já fiz flores.” Ele passou a manhã desenhando os elementos que vão estampar os produtos finais proposto pelo curador.

Renato de Melo Medeiros joga em todas as posições. Crédito: Homero Nogueira

Os três escolheram os times aproveitando de seus próprios interesses em se aproximar e conhecer melhor os curadores. “Nossa!!!!!!! É surreal estar tão perto do Herchcovitch! Estou aproveitando cada momento”, comenta Marco. “Eu já conhecia a arte do Speto. Também fiz grafitti há 10 anos e então foi legal essa oportunidade”, diz Renato. “Eu escolhi ficar com o Rogério Hideki , pois admirava  o que ele fazia. E também porquê é muito diferente do que faço. Queria aprender com o desigual”.

O candidato de moda passou a maior parte do dia fazendo moldes e só no período da tarde se sentou na máquina para costurar os primeiros testes. Escolheu com os colegas a modelo para a apresentação desta quarta-feira. “Sou um Severino, pau para todo a obra”, brincou Gustavo. Depois de desenhar tudo, partiu para ajudar os colegas da execução até servindo de modelo para o vídeo final. O que ele criou, estava sendo finalizando no início da noite. O candidato ajudava a pintar uma peça. Renato, por sua vez, assumiu as suas múltiplas funções: bordou peças, fez o cabelo de um personagem, montou estruturas para outros manequins.

O trabalho multidisciplinar já faz parte da rotina dos três candidatos. Para Gustavo, mesmo sendo arquiteto é importante o contato com outros profissionais. Renato joga em toda as posições e Marco, junto com o candidato de fotografia Emidio Contente, mantêm um estúdio fotográfico em Belém. Aliás, a parceria começou lá. Foi Emídio que fez as fotos dos modelos que o candidato de moda usou em sua inscrição.

O trabalho avançou noite adentro. Todos ficaram até as 10 da noite e ainda levaram trabalhos para serem finalizados no hotel. Na quarta-feira é hora de ver o resultado final.

Candidatos Marco e Renato trabalham com seus grupos. Crédito: Homero Nogueira

Gustavo ajuda na criação do vídeo. Crédito: Homero Nogueira

 

tags